Grafologia


O que é grafologia?

A grafologia é o estudo da estrutura psicológica do ser humano através da sua escrita. É uma ciência social e, assim como as outras ciências, depende de pesquisa e experimentação. Não de intuição ou  magia. Não há nada de mágico ou de místico sobre a grafologia. Como todas as ciências, a grafologia tem suas leis e regras.



Geralmente, não nos damos conta do que existe por trás do ato de escrever. Cada ser humano tem uma personalidade original e diferente da outra, assim como cada pessoa tem sua particular maneira de ser, de falar, andar, gesticular, e isto também ocorre na forma de escrever. Podemos encontrar escritas parecidas, mas nunca iguais.

A grafologia baseia-se ainda na premissa de que a linguagem do inconsciente é o símbolo e, por sua vez, de que o ato de escrever imprime o que se passa em nosso inconsciente e expressa nossos sentimentos íntimos. Quando escrevemos estamos seguindo nossas tendências, que correspondem ao nosso verdadeiro caráter e modo de ser. Produzimos sinais gráficos como símbolos de nossas propensões.

O ponto de partida da grafologia é o modelo caligráfico (que aprendemos na escola), sendo que a “imitação” é acompanhada sempre de diferenças individuais que aumentam à medida que a escrita se torna mais espontânea. A grande variedade de movimentos empregados na formação das letras permite que cada um, sem se dar conta, adapte-os a seus gestos preferidos e revele seus temperamento e caráter.