Aplicações Práticas


Pela sua eficácia, a análise grafológica pode ser aplicada em vários serviços, tais como:

1. AUTOCONHECIMENTO 
Consiste no estudo de elementos da escrita, que revelam a personalidade do autor e fornece características específicas tais como: como o autor se vê, como é visto pelos outros, e como verdadeiramente é. Como se relaciona com os outros,  influências de suas aspirações, sonhos e ideais, frustrações e estresses, como lida com situações problemas, o nível de sua capacidade de planejar e executar.
O autoconhecimento cria pessoas mais sadias psíquica e emocionalmente, melhora a convivência em grupo, favorece uma melhor comunicação e gera um clima de confiança pessoal e profissional. Tornando a pessoa mais  ......




2. ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL
Entendemos vocação como talento e aptidão para fazer algo. Nem sempre é fácil detectar a vocação ou a profissão correta de uma pessoa, principalmente se levarmos em conta que a necessidade da escolha ocorre na adolescência, fase que é  naturalmente confusa, e  ainda não se dispõe de todas as informações necessárias para uma melhor decisão.
Justamente para que não ocorram escolhas erradas que é indicada a avaliação grafológica, que é utilizada como instrumento que ajuda a detectar habilidades, inteligência e características da personalidade do avaliado, e é capaz de indicar em que tipo de negócio ou área a pessoa pode se sair melhor.

3. SELEÇÃO DE PESSOAL
O laudo grafológico empresarial, ou seja a grafoanálise laboral, voltado para a avaliação profissional, é uma técnica especialmente desenvolvida para atender as necessidades empresariais, na contratação de profissionais, visando dar o suporte necessário à area de Recursos Humanos, fornecendo o maior número de informações na avaliação dos candidatos, e comparar com as exigências dos cargos.

Permite ao contratante ver a distância entre os candidatos e o perfil ideal, e prognosticar, de imediato, qual a possibilidade de a pessoa dar certo, que nível  de desempenho terá, e mais que isso, onde estão as suas deficiências. Estas deverão ser sanadas com o tempo, uma vez que sabemos que o candidato ideal não existe; porém, ele poderá ser trabalhado e melhorado, na medida em que se conhece onde estão suas deficiências. Na prática, observa-se que tem diminuído o número de erros na contratação de novos funcionários nas empresas que passaram a utilizar a grafologia para fazer a sua seleção.


4. IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAL

5. CORREÇÃO DE DESVIO DE DESEMPENHO

6. PLANO DE CARRERIA E PROMOÇÃO INTERNA
A avaliação grafológica, atende perfeitamente aos três itens acima citados: de posse do mapeamento completo do potencial, personalidade, inteligência e habilidades dos funcionários, os gestores podem fazer um plano adequado dos funcionários aos cargos existentes em sua estrutura hierárquica, atual e futura. Mais que isso, ele permitirá fazer um plano de carreira, identificando em quais a empresa deve investir, seja em treinamentos adequados, promoções, mudança de cargo ou de setor, e ainda adaptação de chefes ou serviços, quais funcionários deve manter, e também aqueles que não estão enquadrados, seja no cargo ou na cultura da empresa. Enfim, esse procedimento permite que à empresa gerenciar as pessoas de maneira adequada e assertiva, o que resultará na maximização dos resultados finais da empresa.

7. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Através da análise grafológica é possível fazer, juntamente com o funcionário, a sua avaliação de desempenho. O fato de a empresa avaliar e permitir que seus funcionários tenham acesso aos resultados da avaliação grafológica promove o seu auto conhecimento. E para que isso serve? O funcionário terá uma justa visão de si mesmo, além da transparência da empresa para com a sua pessoa, tendo condições de  adaptar suas ambições às suas possibilidades reais. Desta forma, tanto funcionário quanto empresa não experimentarão frustrações, raiva, inveja – sentimentos altamente negativos e que podem interferir nos resultados da empresa.


Saberão também em que ponto estão em termos de desenvolvimento das sua habilidades pessoais e comportamentais, e quais ainda precisam ser melhorados, no conceito e cultura da empresa. Além disso, o funcionário percebe que a empresa está interessada nele, na sua qualidade de vida, no seu desenvolvimento. E terá por ela um sentimento de fidelidade e gratidão, colocando o coração naquilo que estiver fazendo. Muitas vezes encontramos pessoas otimamente gabaritadas e disposição para o trabalho, mas sem a visão  de quanto ou como a sua ação vai causar  impacto nos resultados globais da empresa que atuará.

8. ORIENTAÇÃO MATRIMONIAL
A avaliação grafológica pode orientar casais detectando, através da análise da personalidade, do caráter e das tendências de cada um, onde pode existir a incompatibilidade, e ajudá-los a melhorar o relacionamento a dois, contribuindo assim para a elevação do autoconhecimento e da auto-estima de cada um. Fornecendo a possibilidade de um novo ajuste matrimonial.